Olhares sobre o autismo é uma reportagem produzida por Aline Tavares e Ana Laura Stachewski como Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em 2017, sob orientação da Profª. Drª. Cilene Victor. Com o projeto, buscamos promover uma maior visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), reunindo informações atualizadas sobre o tema e, principalmente, dando voz às pessoas que o cercam e o vivem.
Ao longo da produção, tivemos contato com pessoas e visões muito diferentes sobre o transtorno. Buscamos transmitir essa pluralidade neste projeto para que cada vez mais pessoas possam entender o autismo para além dos estereótipos e da desinformação que o rodeiam. Por conta de suas complexidades, também aprendemos que a missão de abordá-lo como um todo é quase impossível; buscamos, porém, oferecer os principais pontos sobre o tema e dar protagonismo aos olhares que mais o compreendem.
Aline Tavares é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. O interesse por temas relacionados à saúde se intensificou ao longo da produção desta reportagem. É repórter freelancer de saúde no VivaBem UOL e assessora de comunicação da Acadêmica Agência de Comunicação, atuando no Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
Ana Laura Stachewski é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Passou por redações como EXAME.com e Época NEGÓCIOS e hoje é repórter da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo. Mantém um interesse especial por pautas relacionadas à saúde e busca colaborar para que elas envolvam melhores práticas no jornalismo.
Contato: reportagemautismo@gmail.com
Personagens
Para conhecer mais sobre alguns dos personagens desta reportagem, você pode acessar as seguintes páginas:
O Desenhista das Ruas – William Silva
Meu filho era Autista – Anita Brito (autora do livro Meu filho ERA Autista) e Nicolas Brito (autor do livro Tudo o que eu posso ser)
Mundo da Mi – Fausta Cristina, mãe de Milena
Que cê qué – Odara Gallo, mãe de Franco
Projeto Curadoria – Luciana Freire
Também é possível encontrar mais informações sobre os direitos e as questões legais relacionadas ao TEA no blog “A Liberdade é Azul”, mantido pela Defensora Pública Renata Tibyriçá.
Serviço
Você pode entrar em contato com as seguintes instituições para solicitar orientação, atendimento e/ou avaliação diagnóstica:
Associação de Amigos do Autista (AMA)
Unidade Lavapés*
Rua do Lavapés, 1123 – Cambuci, São Paulo, SP
(11) 3376-4400
*Outras unidades podem ser verificadas no site
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Unidade Vila Clementino*
Rua Loefgren, 2109 – Vila Clementino, São Paulo, SP
(11) 5080-7000
*Outras unidades podem ser verificadas no site
Clínica Psicológica da PUC-SP
Rua Almirante Pereira Guimarães, 150 – Pacaembu, São Paulo, SP
(11) 3862-6070
Centros de Atenção Psicossocial – Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
Endereços disponíveis no link
Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP – Projeto PROTEA
(11) 2661-8045
autismousp@gmail.com
Laboratório de Transtornos do Espectro do Autismo Mackenzie (TEA-Mack)
Rua Piaui, 181, 6º Andar – Higienópolis, São Paulo, SP
(11) 2114-8152